O começo de carreira de um ABAP

Hoje pela manhã li um post na SDN que merece uma citação aqui no ABAP 101. Tenho certeza que há muitos visitantes do blog que estão tentando encontrar uma vaga de ABAP e outros que consiguiram uma recentemente. Este post vale para ambos perfis.

Um rapaz chamado Vladimir compartilhou na SDN como foi seus primeiros oito meses atuando como ABAPer. Ele estava procurando uma vaga com Java mas no final das contas acabou aceitando uma vaga de programador ABAP. Não porque ele já tinha conhecimento em SAP ou porque ele tinha uma indicação, mas simplesmente porque ele demonstrou algo que faltou em seus concorrentes: interesse em aprender.

Leia o post abaixo na SDN

My first eight months as ABAP developer

Em oito meses, o Vladimir já teve experiência nos famosos reports, Web Dynpro, ABAP pelo Eclipse, mobile, SUP, BI, BO e recentemente começou com Hana. Ele virou um expert em todas estas tecnologias? Com certeza não dado o tempo que ele tem trabalhado com ABAP. Mas isso não importa. O seu interesse em aprender coisas novas e não ficar na mesmice fez ele ganhar uma excelente bagagem para atuar praticamente com qualquer tipo de desenvolvimento ABAP. Além de aprender, ele já começou a ensinar o que sabe contribuindo na SCN. Este é o caminho que ele escolheu para sua carreira.

O mais interessante é que é possível ter uma experiência em todas estas tecnologias de graça. Basta ir a SCN e ficar informado, baixar os trials e praticar. Não há desculpa alguma para ficar parado. Como eu sempre digo: experiência em ABAP não significa carteira assinada.

A pergunta que faço a todos aqui é: e você? Tem se esforçado como o Vladimir para conseguir uma vaga em ABAP ou para se manter no mercado como um bom profissional? Esta pergunta vale também para aqueles que estão há 6 meses ou 1 ano atuando como Júniors e querem loucamente um aumento de salário simplesmente pelo seu tempo de experiência.

Parabéns a todos os Vladimirs que procuram melhorar a cada dia tecnicamente.

Fábio Pagoti

Formado em Sistemas de Informação pela Universidade de São Paulo. Comecei no mundo da programação com Java mas logo caí no mundo ABAP. Estagiei na Nestlé por 2 anos e foi lá onde conheci o Furlan. Depois de efetivado fui morar no Canadá por 1 ano onde pude aprender a área de testes em desenvolvimento de software. Hoje sou consultor e instrutor ABAP, amante de projetos Open Source, Wordpress, Data Mining e da esfera SAP. Siga-me no twitter: @fabiopagoti

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Jansen disse:

    Furlan, tudo bem?!

    Fui seu aluno na academia Abap da Ka Solution que aconteceu entre outubro e novembro de 2010, você e o Wagnao foram meus instrutores…bem, o motivo desse é para tirar dúvidas sobre o SDN wue voce citou acima. Ainda nao entrei no mercado de trabalho pq logo apos o curso fui chamado para um concurso publico daqui de Recife e posterguei tal inicio de carreira abapistica. Entao agora no meio do ano decidi voltar e correr atras do tempo perdido…reinstalei o minisap so que no meu computador novo, pois o meu antigo ja nao rolava mais, e estou estudando alguns materiais que o Wagnão passou de internet,enfim, minha duvida é…como comprovar experiência em Abap apenas através de participaçào no SDN? Ontem fui chamado pra uma dinamica aqui pela accenture mas nao sei como posso comprovar isso, alem de comprovar na pratica…pois daqui ha pouco faco 6 meses de eperiencia e preciso dessa comprovada.

    Aguardo retorno e agradeco demais a atencao.

    Abs